Recentemente, temos ouvido muitas histórias dos países islâmicos estarem abrindo-se para a tecnologia das criptomoedas, o que poderia levar seus mercados a outros patamares. A última novidade é que Sheikh Mohammed bin Rashid, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, e governante de Dubai , lançou o “UAE Blockchain Strategy 2021” com o objetivo de tornar a confederação de monarquias líder mundial na adoção da tecnologia blockchain, segundo reportagem da agência de notícias local Dubai Media Office.
Durante o lançamento do ‘UAE Blockchain Strategy 2021’, Sheikh Mohammed bin Rashid disse que a adoção da blockchain apoiaria a preparação do governo para desafios futuros e economizaria quase US$3 bilhões que o governo gasta anualmente na circulação de documentos. Além disso, ele estimou que a adoção da tecnologia economizaria milhões de horas de trabalho, reduziria os documentos do governo em 389 milhões e economizaria 1,6 bilhão de quilômetros gastos.
“A ADOÇÃO DESTA TECNOLOGIA REFLETIRÁ NA QUALIDADE DE VIDA NOS UAE E AUMENTARÁ OS NÍVEIS DE FELICIDADE DOS CIDADÃOS. 50% DAS TRANSAÇÕES GOVERNAMENTAIS A NÍVEL FEDERAL SERÃO CONDUZIDAS USANDO A TECNOLOGIA BLOCKCHAIN ATÉ 2021 (…) ESSA TECNOLOGIA ECONOMIZARÁ TEMPO, ESFORÇO E RECURSOS E PERMITIRÁ QUE OS INDIVÍDUOS REALIZEM A MAIORIA DE SUAS TRANSAÇÕES DE MANEIRA OPORTUNA, ADAPTADA AO SEU ESTILO DE VIDA E TRABALHO.”
A estratégia baseia-se em quatro princípios fundamentais, concentrando-se na “felicidade dos cidadãos e residentes, eficiência do governo, legislação avançada e empreendedorismo global”. O governo dos Emirados Árabes Unidos pretende investir em “cursos, eventos, workshops e relatórios para construir sua posição na blockchain” e “apoiar a educação universitária especializada no campo e assuntos relacionados, como criptomoedas”.