QUAL SITE OU PLATAFORMA USAR PARA OPERAR NO TRADE DE CRIPTOMOEDAS  E TOKENS?

Há várias plataformas de trade (compra e venda) de criptomedas e tokens no mundo. O crescimento gigantesco deste mercado em 2017  fez nascer grandes plataformas como a chinesa Binance, que em 6 meses de existência se tornou a maior do mundo e hoje possui um dos maiores volumes de compra e venda deste mercado. (Neste link nos ensinamos como se cadastrar na Binance, mas se vc já tem conhecimento em trade basta se cadastrar clicando aqui).  Outra bastante utilizada  é a americana Poloniex .
Outra nova plataforma que também está roubando a cena é a chinesa Kukoin, que tem como diferencial a seleção de novos projetos de criptomoedas e tokens que você ainda não irá encontrar nas plataformas “tradicionais”.
Quando me refiro às “tradicionais” são as exchanges pioneiras que possuem maior volume de compra e venda de moedas já consolidadas como o Bitcoin, Litecoin, Ethereum e Dash, por isso são mais fechadas à entrada de projetos novos em seus portfólios, como é o caso da Bitfinex.  Para ter um lucro de 100% e dobrar seu investimento em moedas como o Bitcoin, o preço dele precisa dobrar, o que já não é uma tarefa tão fácil para uma moeda na faixa dos US$ 17.000.  É muito mais fácil (e os números não mentem)  ter um lucro de mais de 1000% comprando um token ou de uma altcoin no início de seu projeto.
Você também precisa ter cuidado para não ficar tentando a entrar em exchanges especializadas no que a comunidade cripto chama de “ShitCoins”. Muitos traders experientes conseguem lucrar com moedas que não tem nenhum valor tecnológico, são apenas pura especulação e muitas vezes são criadas para aplicar golpes em usuários novatos.  Plataformas como Cryptopia, Bittrex, HitBTC, Yobit e Etherdelta são recheadas de shitcoins e tokens fraudulentos que muitas vezes exibem ganhos expressivos em apenas um dia, unicamente para chamar a atenção de novos usuários desavisados.
Para descobrir qual é a exchange que possui o maior volume de compra e venda para cada moeda acesse este link.
Trocando seus reais por Criptomoedas e Tokens
Se você ainda não possui nenhuma criptomoeda para fazer trade nessas plataformas citadas acima, terá que trocar seus reais ou dólares em alguma exchange especializada na troca de moedas fiat (reais, dólares). Geralmente os traders brasileiros fazem isso nas seguintes plataformas:
– LocalBitcoins – Uma plataforma de compra e venda direta entre vendedores e compradores que oferece mais garantia nas negociações. Nela você escolhe a quantia que quer comprar ou vender, a forma de pagamento e o sistema busca por compradores e vendedores que se encaixem em seu critério.  Por exemplo, você pode procurar vendedores no Brasil que aceitem transferência pelo banco Itaú e o sistema irá lhe mostrar uma lista com as cotações de cada vendedor.  Vendedores e compradores são avaliados pela comunidade, o que traz mais segurança, tanto pra quem compra como para quem vende e as criptomoedas em negociação ficam retidas no sistema até que as duas partes confirmem que a negociação foi ok!
– CoinBR – Outra grande exchange brasileira onde é possível trocar reais por Bitcoins. O cadastro também precisa ser validado com o envio de documentação.
2 – ONDE SE GANHA DINHEIRO FÁCIL, TAMBÉM SE PERDE FÁCIL!
Quando falam em “volatilidade”, o mercado de criptomoedas não é nada comparado com a bolsa de valores. A volatilidade do mercado cripto é gigante! É considerado normal que uma moeda cresça mais de 100% no mesmo dia ou que perca boa parte de seu valor em alguns minutos e muitos fatores influenciam neste sobe e desce frenético. Criptomoedas e tokens parte de do “ecossistema” de softwares baseados em criptografia e a cada atualização, a cada anúncio de novos recursos, a cada citação em grandes publicações do mercado financeiro ou de parcerias com gigantes da tecnologia, é motivo para que o preço suba de forma frenética.  Falhas de segurança, bugs, ataques de hackers, acusações de fraude ou qualquer tipo de notícia negativa também é motivo de quedas bruscas.  Portanto, se trata de um investimento de alto risco em um mercado novo que ainda está em desenvolvimento.   Para ter um bom retorno sobre o seu investimento, você terá que estudar esse mercado e dedicar parte do seu tempo a ele, caso contrário perderá dinheiro.

3 – DEFINA UMA ESTRATÉGIA DE TRADE

Cada investidor tem um perfil, mas levando em conta a volatilidade diária e as características deste mercado, o “Day Trading” ou seja, comprar e vender nas altas e baixas diárias se transforma quase em um jogo às cegas se você não tem muita experiência. Mesmo que você tenha experiência em outros mercados como Forex ou mercado de ações e vá se seguir os indicadores gráficos, se a notícia de um bug, um hacking ou até mesmo o lançamento de alguma atualização de código for anunciado, os indicadores não servirão de nada e a moeda poderá tanto subir ou descer muito em poucos minutos.   Outro problema com esse tipo de estratégia é ter que lidar com os robôs de trade que estão em quase todas as exchanges.
Já no caso da aposta de longo prazo depende extremamente de estudar as moedas e tokens que podem se transformar em gigantes no futuro. É necessário avaliar cada projeto e o que ele traz de novidade e qual problema do mundo ele resolve.  

4 – QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CRIPTOMOEDAS? 

Todos os dias são criadas novas altcoins e tokens para projetos baseados em blockchain, muitos projetos com propósito de resolver problemas reais outros são apenas clones sem propósito, mas o que define o sucesso de qualquer projeto é o público e o uso e obviamente a quantidade de dinheiro investindo. Podemos considerar que as principais criptomoedas são aquelas que possuem mais captação de mercado, ou seja, as que tem mais dólares convertidos em suas unidades. Utilizando este quesito podemos dizer que as principais moedas “do momento”  são aquelas que fazem parte do “clube do bilhão”, ou seja, que possuem mais de 1 bilhão de dólares em capitalização de mercado.  No momento que escrevo este texto (02 de janeiro de 2018), há 35 moedas que possuem um market cap acima do 1 Bi e você pode acompanhar as mudanças desses valores utilizando esse link.

5 – ESTUDE GRÁFICOS E INDICADORES

Os gráficos nem sempre podem te salvar em operações de Day Trade, mas são essenciais para saber em que ponto está a moeda, se ela está numa alta ou baixa e qual é o melhor momento de comprar ou vender, portanto esse é quase um capítulo extra do aprendizado sobre trade, mas o básico, extremamente básico é você saber como funciona os indicadores e padrão de bolha. O gráfico abaixo é um padrão de bolha de Wall Street e serve também para o mercado de criptomedas pois os padrões de gráficos não medem os ativos e sim o comportamento humano.  Eles não são ferramentas de adivinhação como muitas acham, mas são como uma espécie de bússolas que irão apontar onde estão as tendências para você decidir qual caminho tomar.
Na imagem abaixo o Ethereum visto em um escala desde o seu lançamento na Poloniex e sua primeira bolha que comparada ao padrão acima está bem próxima ao período de capitulação e próximo da estabilização do preço para iniciar um novo ciclo de crescimento.
Nesse gráfico abaixo o histórico do preço do bitcoin que depois de uma primeira bolha iniciada em 2013 e terminada em 2015, passou por uma período de estabilização.
A mídia popularizou o termo bolha como sinônimo de catástrofe e destruição de determinado mercado, mas qualquer uma que analise o gráfico de qualquer ativo verá que estes padrões, muito parecidos com os gráficos das imagens aqui mostradas se repetem tanto em curto como em longo prazo como ondas.  Portando quando for iniciar em um mercado de uma determinada moeda veja em que ponto está e como ele se comportou nas últimas horas, dias e semanas.  Isso pode te dar uma pista de comportamento para lhe ajudar a definir sua estratégia, seja ela de curto ou longo prazo.
Na comunidade Cripto você encontrará os fanáticos do HODL como ficou conhecido o termo “Hold” de segurar.  Pra quem comprou o Bitcoin pagando centavos, faz todo sentido segurá-lo a qualquer custo, mas se você não é um milionário do Bitcoin talvez essa não seja a melhor estratégia pra você.