A empresa de tecnologia norte-americana  anunciou que lançará sua própria , com planos para hospedar uma oferta inicial de moedas (ICO) no final de janeiro.

Em um anúncio oficial, a Kodak disse que a criptomoeda sustentaria “um registro digital criptografado de propriedade de direitos autorais para ”. A ideia é que os possam usar a  da Kodak para registrar trabalhos, com a “” funcionando como um meio de troca na plataforma. Os usuários podem receber o pagamento na cryptocurrency, bem como pagar os direitos, de acordo com a empresa.
O lançamento marca a primeira vez que a Kodak revelou seu interesse pela tecnologia. A empresa é talvez mais conhecida por seus produtos relacionados à , embora uma falência e posterior recuperação em 2013 tenham levado a empresa a se concentrar mais ativamente na impressão e no filme digital.
O CEO da Kodak, Jeff Clarke, disse em um comunicado:
“Para muitos na indústria de tecnologia, ‘blockchain’ e ‘criptomoedas’ são buzzwordsquentes, mas para os fotógrafos que há muito se esforçaram para afirmar o controle sobre seu trabalho e como é usado, essas palavras-chave são as chaves para resolver o que parecia ser insolúvel problema. A Kodak sempre procurou democratizar a fotografia e tornar o licenciamento justo para os artistas. Essas tecnologias dão à comunidade de fotografia uma maneira inovadora e fácil de fazer exatamente isso “.
Não é claro, neste momento, o quanto a Kodak pretende buscar por um ICO, mas a empresa disse que a venda de token seria aberta a investidores credenciados de países, incluindo os  e o .
“Esta oferta inicial de moedas é emitida de acordo com as diretrizes da SEC como um token de segurança ao abrigo do Regulamento 506 (c) como uma oferta isenta”, disse Kodak.
Os dados do mercado sugerem que, no mínimo, a Kodak está desfrutando um pouco de uma receita inesperada do investidor como resultado de seu anúncio. A partir do horário da imprensa, as  da Kodak aumentaram cerca de 37% durante o dia, tendo aumentado de uma abertura de US$ 3,10 para US$ 5,50, de acordo com os dados do Google.