Tezos, o ICO mais notório do ano passado, está de volta às notícias e mais uma vez é por todas as razões erradas. O projeto blockchain, com sua promessa de governança descentralizada, foi saudado como um exemplo de sucesso depois de arrecadar US $ 232 milhões em 2017. Então, as coisas ficaram feias e ficaram assim desde então. Além de enfrentar duas ações judiciais, Tezos está cheio de lutas no mais alto nível. Esta semana, o presidente da fundação, Johann Gevers, foi acusado de operar uma ditadura à medida que a acrimonia se intensificava.

Quando Blockchain vai errado

Para os investidores que contribuíram para o crowdsale de julho de Tezos, os seis meses subsequentes foram agonizantes e caros. A Bitcoin trocou por US $ 2.000 na época e Ethereum foi por pouco mais de US $ 200. Se as coisas tivessem sido jogadas de forma diferente, muitos investidores teriam lançado seus tokens há muito tempo, uma vez que a plataforma fosse ao vivo. O Tebro imbroglio custou pelo menos 8x seu investimento.
Figuras seniores chocam quando a guerra de Tezos se acalma
Presidente da Fundação Tezos, Johann Gevers
Na terça-feira, Johann Gevers, presidente da Fundação Tezos, delineou sua visão de relançar o projeto com uma equipe toda suíça no topo. Nas semanas anteriores, a Gevers havia recebido uma série de aplicações para ajudar a liderar a Fundação Tezos para novos olhares, e os apoiantes estavam confiantes de que essas nomeações adicionariam a liderança e o ímpeto tão necessários para o progresso para finalmente ser feito. Suas esperanças foram interrompidas apesar de Gevers ter vetado unilateralmente todos os candidatos, como um e-mail do Diego Pons da fundação para os candidatos revelaram:
Figuras seniores chocam quando a guerra de Tezos se acalma
Três dias depois, Gevers despachou uma série de tweets divagantes dobrando sua mensagem. Citando Elon Musk, ele escreveu: "Construir uma startup é como olhar para o abismo da morte e comer vidro" e depois seguiu : "A Fundação Tezos é uma base suíça, com sede em Crypto Valley, na Suíça, e suas principais equipes de liderança ser pesado em suiça. A proximidade física e o ajuste cultural são especialmente importantes inicialmente, para criar confiança e relações de trabalho produtivas ".
Chris McCoy, da Storecoin, que participou de uma conferência de blocos suíços, onde Gevers delineou seus planos na semana passada, tingiu :
Este personagem de Gevers apareceu como um ditador sociopata extraordinário. Seu discurso era uma merda estranha. Agora não tenho certeza de como isso funciona para o Tezos, o protocolo blockchain. Muito infeliz.

Uma revolta liderada pela comunidade

A honra da cabeça de Storecoin não está sozinha em ter reservas graves sobre o personagem de Gevers. Um extraordinário documento do Google, reunido pela comunidade Tezos, passa pela história profissional do presidente da fundação, identificando uma série de negócios fracassados ​​e reivindicações infundadas que o executivo fez. Ele nota com perfeição: "O número de falhas que o Sr. Gevers lançou é impressionante e chocante para alguém supostamente qualificado em questões de contabilidade, direito e negócios". Ele termina:
A comunidade Tezos se opõe veementemente ao manter o Sr. Johann Lothar Gevers como Presidente da Fundação Tezos por razões enumeradas em uma Petição amplamente divulgada e apoiada, e subseqüente comunicado de imprensa, assinado por mais de 1600 colaboradores e conhecidos membros da comunidade criptográfica de mais de 95 anos. países, em dezembro de 2017. A Petição da Comunidade Tezos solicita a remoção imediata do Sr. Gevers do conselho.

Bolsas e Bad Blood

Figuras seniores chocam quando a guerra de Tezos se acalmaA novela que é Tezos foi pipoca para observadores de cryptocurrency, mas para aqueles que ainda esperam que sua "nova comunidade digital" apareça, a debacle tem sido cansativa. Independentemente da perspicácia do negócio de Johann Gevers, ele parece ter uma habilidade para fazer inimigos. Nos últimos três meses, de alguma forma conseguiu alienar os Breitmans, seus colegas de fundação, a comunidade de Tezos, executivos e numerosas luminárias de criptografia, que assistiram a situação com aversão. Um pequeno raio de luz para torcedores de Tezos: o Github dos projetos tem pelo menos estado ocupado. O navio está quase construído. Agora, tudo o que precisa é uma tripulação capaz de navegar.
Você acha que a plataforma Tezos ainda pode ser um sucesso, ou esse navio navegou? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.